fbpx

Tecnologia no campo: eficiência operacional no agronegócio

Tecnologia no campo: eficiência operacional no agronegócio

Infelizmente, muitos produtores rurais e agentes de cooperativas não conseguem driblar as diversas dificuldades de ampliar o resultado das safras. Muitas vezes, os envolvidos nas dinâmicas do agronegócio propõem-se em bater metas e honrar os compromissos financeiros. Mas empreender no agronegócio precisa ser só isso? A Agrotopus propõe um debate mais amplo, com foco, principalmente, no auxílio da tecnologia para se alcançar a plena eficiência operacional.

Em qualquer segmento, a eficiência operacional é o que separa negócios que sobrevivem de negócios que se destacam e apresentam estrutura para amplo desenvolvimento.

Por estar no mercado de commodities, a determinação do preço no agronegócio sempre terá em seu horizonte a oferta e a procura. Portanto, sendo altamente suscetível aos fatores externos (considerando também condições climáticas e transformações legislativas), como ampliar a qualidade e o valor do produto?

Para isso existe a eficiência operacional. Basicamente, podemos defini-la como a capacidade de produzir de maneira mais econômica, mantendo qualidade. Uma das formas de acelerar o seu processo de atingir plena eficiência operacional é a automatização de processos e a adoção da Internet das Coisas.

A partir de processos tecnológicos, a gestão rural ganha uma visão mais precisa da realidade de cada etapa da cadeia de valor.

A lógica é bem simples. Processos tecnológicos geram dados, dados geram leituras precisas de processos, processos com gestão à vista permitem decisões estratégicas mais acertadas.

Assim, seu negócio é capaz de identificar e ajustar toda e qualquer fase sensível da sua cadeia de produção.

A Agrotopus cria e estuda a fundo soluções que garantem eficiência operacional para produtores rurais e cooperativas. Um dos resultados dessa busca chega em breve para os nossos usuários.

Será lançada uma solução que permite a gestão de suas propriedades de forma remota, em tempo real, na palma de sua mão.

Na prática, você conseguirá ver status de veículos, com alertas em tempo real sobre segurança, localização e desempenho, gerando inclusive redução de gastos com os combustíveis. Isso para citar apenas um exemplo de como a eficiência operacional otimiza custos.

A Agrotopus irá trazer para a realidade dos agentes do campo alguns pontos de impacto direto na máxima integração da cadeia e eficiência operacional, como:

  • Ampliação de produtividade;
  • Ganho qualitativo em todos os processos;
  • Máxima integração entre agrônomo e produtor;
  • Tomadas de decisões baseadas em dados reais e estratégicos;
  • Certificação e auditoria em toda a cadeia;
  • Retorno de Investimento de impacto significativo nas finanças do produtor.

Entre para o universo da agricultura digital. Fale com a Agrotopus: comercial@agrotopus.com.br | 41 9996-4348 | +55 41 99103-9742.