
27 nov 3 vantagens da tecnologia de rastreabilidade no estoque
O Brasil celebra produções de grãos cada vez maiores. Em um levantamento da safra de grãos 2019/2020, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção brasileira está estimada em 245,8 milhões de toneladas, 3,9 milhões de toneladas a mais que a safra 2018/2019; um recorde. Na contramão, os desafios com estoque de grãos se ampliam. Neste cenário, tecnologia de rastreabilidade tem proporcionado um fôlego maior aos produtores.
A falta de estrutura e de tecnologia para que o estoque da safra seja uma etapa mais ágil e estratégica penaliza não só produtores e agrônomos, como também cooperativas.
Então, como o poder da rastreabilidade no estoque pode ser tão transformador? A Agrotopus traz 3 vantagens práticas de se monitorar o seu estoque com tecnologia de rastreabilidade.
1. Melhores práticas de inteligência de negócios
A expressão Business Intelligence (Inteligência de Negócio) já é cotidiana no mundo corporativo. Mas a adoção desse conceito dentro de qualquer modelo de negócio se torna cada vez mais urgente, inclusive no agronegócio.
Independente da cultura, produtores precisam colocar-se em uma posição altamente analítica em relação ao estoque para se diferenciar. É neste esforço que entram os dados.
Mas dados sozinhos, sem inteligência, não indicam caminhos. Dados tratados e apresentados de forma altamente intuitiva geram planos de ação. Este é o conceito de Business Intelligence que já está presente no estoque a partir de tecnologias de identificação por radiofrequência (RFID) e o uso de aplicativos móveis.
A rastreabilidade é a tecnologia que permite que sacas e lotes sejam identificados de forma completa. Esses dados podem ser lidos, interpretados e estudados para ações estratégicas a qualquer momento, de qualquer lugar. Se sua cadeia produtiva ainda não vive a inteligência de dados no seu estoque, é hora de mudar isso!
2. Mais produtividade
A tecnologia de rastreabilidade com radiofrequência garante a confiabilidade nas movimentações através da gestão visual e interativa em mapas de posicionamento.
Além do maior poder de gestão, a maior produtividade está na nova dinâmica de automação do trabalho dos operadores de empilhadeiras e gestores do armazém.
A eficiência está na entrada e na saída dos produtos, com registro em sistema que permite a execução de tarefas mais ágeis, tais como: balança, autorização de embarque, navegação no mapa do estoque, acesso a relatório de armazenagem.
A rastreabilidade facilita e agiliza o trabalho de operadores de empilhadeiras e de gestores de armazém. A pesagem, a embalagem e a separação das sacas são feitas de forma automatizada, a partir de um sistema inteligente que indica também onde as sacas devem ficar posicionadas no mapa do armazém.
3. Mais valor ao produtor
Com tecnologia de rastreabilidade, você agrega valor à produção antes mesmo dela chegar à cooperativa. Soluções que garantem rastreabilidade fim a fim melhoram a eficiência operacional da sua cadeia produtiva a cada safra. Neste escopo mais ágil, seu negócio ganha:
- Aumento da disponibilidade dos produtos;
- Melhor posicionamento comercial;
- Mais presteza no atendimento aos distribuidores;
- Redução de rupturas e minimização de perdas;
- Maior lucratividade nos processos e custos de operação do estoque;
- Melhorias na logística.
Com ganhos assim, seu produto se valoriza frente à concorrência.
Quer descobrir como o Armazém Inteligente da Agrotopus pode transformar sua produção a partir do estoque? Fale com a gente: comercial@agrotopus.com.br | (41) 9996-4348 | (41) 99103-9742.