fbpx

Qualidade das sementes de soja será diferencial de produtividade na safra 2019/20

Qualidade das sementes de soja será diferencial de produtividade na safra 2019/20

As expectativas dos produtores de soja não foram alcançadas em 2019. Depois da safra recorde em 2018, com 119 milhões de toneladas, o único dado a ser comemorado é o aumento da área cultivada em 1,8 milhões de hectares, segundo o Cepea. Então, como projetar um ano de 2020 otimista? A qualidade das sementes de soja pode ser um diferencial de produtividade e precisa de cada vez mais atenção por parte do produtor. A Agrotopus traz uma análise para lhe ajudar com o tema.

A questão é começar a pensar as sementes muito além de um insumo na produção. Ela é o insumo mais importante da lavoura. 

Geralmente, na busca pela redução de custos de produção, o produtor avalia optar pelos menores custos. Mas essa escolha está sendo confrontada pelos resultados de uma pesquisa realizada pela Embrapa.

Qualidade = Maior produtividade

Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizaram pesquisas que campo que mudaram essa visão. Segundo a empresa, sementes de alta qualidade rendem ganhos em produtividade que variam de 10 a 15%. 

Mas, como se dá esse ganho em produtividade? As sementes vigorosas representam maior poder de germinação, carregam potencial genético de soja de melhor qualidade, além de serem mais resistentes a pragas e doenças. 

Além disso, pesquisadores da Embrapa afirmam que elas demandam menos fertilizantes e defensivos agrícolas, aproveitam melhor os recursos naturais (luz, água, nutrientes do solo) e causam menos impacto ambiental.

Esse olhar mais atento desperta, a cada safra, uma maior busca por sementes vigorosas e amplia a tendência de beneficiamento da soja. Oportunidade para sementeiras apresentarem maior valor em seus produtos.

Para isso, a Agrotopus garante rastreabilidade total, da lavoura ao trader, certificando o produto. Armazenamento com tecnologia e infraestrutura vai fazer toda a diferença na manutenção da qualidade aplicada na lavoura.

Conheça o Armazém Inteligente e entre em contato: comercial@agrotopus.com.br | (41) 99134 9240.