fbpx

Etiquetas inteligentes RFID no armazenamento de grãos: funcionalidades e benefícios

Etiquetas inteligentes RFID no armazenamento de grãos: funcionalidades e benefícios

A tecnologia de radiofrequência RFID – Radio Frequency Identification – chegou com a proposta de revolucionar os estoques do agronegócio. O resultado? 100% de rastreabilidade, diminuição dos custos operacionais e consumo reduzido de energia. Vamos falar um pouco da importância da tecnologia RFID no armazenamento de grãos para os produtores brasileiros.

No armazenamento de grãos, as tags, etiquetas inteligentes RFID, oferecem maior confiabilidade da movimentação do estoque físico e dos sistemas, com gestão em tempo real. A otimização da produtividade e a garantia da qualidade também são promovidas, visto que grãos são altamente perecíveis e, por isso, necessitam de maior atenção nos cuidados com o armazenamento.

Funcionalidades

A identificação das etiquetas RFID no estoque é gerada a partir de um número de série capaz de identificar um produto ou uma informação em um microchip.

A partir dessa identificação, os bags de grãos podem ser localizados por radiofrequência com exatidão.

No estoque, cada big bag de grãos com etiqueta RFID é identificada de forma ampla, com data de armazenagem, peso etc. Tudo isso, sem a necessidade do manuseio humano, eliminando erros e registrando toda movimentação no sistema.

Benefícios

Como falamos lá no início, é possível ter 100% de rastreabilidade dos produtos e sistemas de armazenamento. Com essa rastreabilidade, diminuem-se os custos operacionais e o investimento em capital humano, uma vez que a radiofrequência permite total automação dos processos.

Confira outras vantagens que essa tecnologia pode proporcionar:

  • Controle de entrada e saída automatizado;
  • Processo completo de embegamento;
  • Gestão de armazenamento;
  • Mapa detalhado de armazenamento, com acesso em tempo real;
  • Automatização de empilhadeira com RFID, sem processos manuais, eliminando o fator “erro humano” da sua produção.

Quer saber mais sobre RFID? Conheça o Armazém Inteligente. Fale conosco: comercial@agrotopus.com.br.