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Como pequenos produtores rurais podem agregar valor ao produto? Entenda!

Como pequenos produtores rurais podem agregar valor ao produto? Entenda!

Em um mercado concorrido como o do agronegócio, cujas dinâmicas são de commodities, agregar valor aos produtos é uma saída para o produtor rural que deseja aumentar sua rentabilidade. Por isso, é importante avaliar sua fazenda, e todas as suas etapas, para identificar como é possível gerar mais valor na cadeia produtiva. A Agrotopus traz aqui uma série de dicas que ajudam pequenos produtores a ultrapassar as dificuldades de investimentos próprios em maquinários e demais despesas para alavancar o seu negócio.

Segundo o Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Paraná), o produtor rural fica com menos de 5% do valor do preço final dos produtos industrializados disponíveis nos supermercados, dependendo do item.

Ou seja, quem trabalha com sementes ou grãos, por exemplo, acaba tendo sua rentabilidade bastante comprometida.

Na maioria das vezes, o pequeno produtor rural não consegue arcar com os investimentos em novos processos e maquinários. Para quem é pequeno, o investimento não é barato, mas algumas medidas podem resultar em valor agregado em médio e longo prazo.

Estudo de mercado

Para conseguir agregar valor ao produto rural, o produtor precisa estar atento a todos os aspectos do mercado no qual atua. Esse tipo de estudo e acompanhamento ativo dá abertura para a identificação de boas oportunidades de negócio.

Esse olhar cuidadoso e estratégico vai apontar, por exemplo, quais diferenciais da sua produção podem ser levados em conta na negociação do seu produto, na adoção de novos processos e até mesmo na criação de nova embalagem.

Além de começar a estudar o mercado e as movimentações de posicionamento dos seus concorrentes, algumas outras dicas exigem menor investimento e trazem bons resultados.

Confira:

● Estudar o mercado e tentar encontrar um diferencial para o produto;

● Unir-se a outros produtores para ganhar em escala;

● Firmar parcerias com associações regionais ou cooperativas;

● Nem que seja só um pouco, é preciso investir em marketing;

● Todos os valores do seu produto estão na embalagem? Pense nisso: inserir na embalagem informações de certificação ou selos de qualidade ajudam muito;

● Estar atento às tendências de mercado que aumentaram o consumo de produtos naturais, sem conservantes ou aditivos;

● Utilizar ferramentas de inteligência de dados para unificar as informações estratégicas da lavoura. Tecnologias de gestão agrícola não custam muito caro e podem reduzir custos operacionais e aumentar a produtividade.

Consegue colocar em prática alguma dessas dicas ainda em 2020? Conte com a Agrotopus para dinamizar sua produção com a melhor gestão agrícola.

Vamos agregar valor juntos? Fale com a gente: Whatsapp (41) 99134-9240 | 0800 591 1785 | comercial@agrotopus.com.br.