fbpx

Armazém Inteligente para sementes: automação para maior retorno de investimento

armazém para sementes

Armazém Inteligente para sementes: automação para maior retorno de investimento

Profissionais que trabalham nas sementeiras nacionais estudam constantemente maneiras de agregar valor aos seus lotes. No que tange à qualidade das sementes, todo cuidado é pouco. Perde-se muito valor na etapa mais estratégica da cadeia: o armazenamento das sementes. Por isso, investir em um sistema estratégico de armazenamento é a melhor opção. Mas quais são os principais desafios desta etapa e como, de fato, superá-los? A Agrotopus traz alguns pontos de reflexão importantes.

 

Por que o armazenamento é tão importante?

 

Em entrevista ao Canal Rural, o pesquisador da Embrapa Soja, Francisco Krzyzanoski, afirma que o tempo de armazenamento define o melhor aproveitamento das sementes.

 

Cada cultivar possui suas especificidades, portanto, é preciso muita inteligência para cuidar de forma adequada do armazenamento de diferentes tipos de sementes. Neste sentido, a temperatura, a data de chegada do lote e tempo limite de saída precisam ser o foco de atenção das sementeiras.

 

Deixar todos esses detalhes sem padronização de processos, com o risco do erro humano e de ações manuais, pode significar perda no alto investimento em sementes de maior qualidade.

 

Segundo a Associação Brasileira do Agronegócio, uma semente de alta qualidade pode custar, pelo menos, 10% a mais que o preço da semente padrão. Qualquer falha no armazenamento pode atrapalhar o desempenho de germinação das sementes, tornando, portanto, o preço maior um gasto injustificável.

 

Manutenção do desempenho tecnológico

 

Investir na qualidade das sementes não se trata de uma opção. Elas são o insumo mais importante da produção e podem resultar em maior produtividade para os produtores.

 

Selecionar e vender sementes com alto nível de excelência permite que a sementeira agregue valor à venda, podendo cobrar mais caro por isso.

 

Mas para garantir a manutenção do desempenho tecnológico da semente, cuidados específicos precisam existir em todas as etapas: colheita, armazenamento, transporte, para enfim chegar às sementeiras.

 

Depois de todo o esforço empreendido ao longo da cadeia, perder um lote no galpão, posicionar um lote de sementes na temperatura errada ou ultrapassar o limite de tempo do armazenamento pode quebrar o percentual de germinação do lote e o vigor das sementes.

 

Se você já tomou todos os cuidados necessários com climatização e controle de umidade para o armazenamento de sementes, sabe que esses investimentos são essenciais no desempenho tecnológico. Mas e a inteligência por trás dos processos de armazenamento? Sabia que ela pode agregar ainda mais valor à sua venda?

 

Automação de processos: um valor e tanto!

 

Agora que já abordamos os investimentos necessários para garantir a manutenção da qualidade das sementes, precisamos falar sobre otimização de processos.

 

Qual nível de agilidade para a localização de lotes? Qual é a precisão do seu inventário? O processo de saída dos lotes é registrado de forma automática com dados gerenciáveis? Recontagens e retrabalhos fazem parte do seu dia a dia?

 

Todos esses problemas são recorrentes em galpões de armazenagem não automatizados. Por isso, a Agrotopus reuniu essas demandas em uma única solução, criando uma estrutura tecnológica capaz de eliminar esses problemas: o Armazém Inteligente.

 

Com tecnologia RFID, que usa radiofrequência para recepção, posicionamento, registro de movimentações e localização remota de itens, o Armazém Inteligente é capaz de transformar o seu processo de estoque em valor agregado.

 

Com automação, você é capaz de otimizar processos e diminuir quadro pessoal, diminuindo os custos mensais do armazém. Além disso, é possível certificar a procedência de cada lote, tornando auditorias e logística processos mais tranquilos dentro da sementeira.

 

Para conhecer todo o potencial do Armazém Inteligente, fale com a Agrotopus: comercial@agrotopus.com.br.