fbpx

Agricultura de precisão: o que é e como ela transforma o agronegócio

Agricultura de precisão: o que é e como ela transforma o agronegócio

Agricultura tem grande força econômica e um papel fundamentalmente social por excelência. O agronegócio está incorporando tecnologias para enfrentar novos desafios a fim de produzir alimentos para uma população global estimada a alcançar nove bilhões de pessoas até 2050. Segundo a Embrapa, tal fato exigirá um aumento de 70% na produção de alimentos de forma sustentável e segura. Para isso acontecer, a agricultura de precisão precisa se tornar cada vez mais comum no campo.

As tecnologias da informação e comunicação aplicadas à agricultura já estão sendo utilizadas em todo o mundo e mostram resultados impressionantes na gestão da cadeia valor.

No Brasil, amplia-se a necessidade de adoção de padrões para armazenamento e intercâmbio de dados e informações, e de uma arquitetura orientada a serviços que permita a interação entre sistemas, mantendo a memória, a preservação, a recuperação e o intercâmbio de dados com qualidade.

Parece difícil de entender? Não se preocupe. A Agrotopus vai traduzir o conceito e alguns pontos importantes para que você entenda de uma vez por todas o que é a agricultura de precisão.

Conceito de automação

A população rural reduziu consideravelmente com a grande migração de pessoas para os centros urbanos. Encontrar trabalhadores qualificados têm sido um grande desafio para os produtores rurais.

A tecnologia, então, conseguiu resolver duas questões importantes: a otimização de processos sem excesso de mão de obra e a ampliação da qualidade da cadeia de valor.

A automação é a resposta de tecnologias de transmissão de dados capazes de verificar seu próprio funcionamento, efetuando medições e introduzindo correções sem a necessidade da interferência do homem.

Com ela, o rendimento do trabalho no campo aumentou, reduziu-se a dificuldade de aumentar a qualidade das atividades agropecuárias e ficou mais fácil propor produções mais sustentáveis.

A automação nesse sentido vem ocupar uma posição importante para o Brasil, não apenas no campo da competitividade, mas essencialmente para o futuro da segurança alimentar.

Agricultura de precisão

A automação trouxe inúmeros benefícios para o produtor rural, um deles é a agricultura de precisão. Trata-se de um sistema de gestão que leva em conta a variabilidade de todas as etapas da cadeia produtiva. Por meio de ferramentas eletrônicas embarcadas nas máquinas agrícolas ou por meio de sistemas de informação, é possível medir cada detalhe do seu modo de produzir na lavoura, ampliando o retorno de investimento na safra e reduzindo custos e impacto ambiental.

A agricultura de precisão se populariza graças à maior conectividade e o maior acesso a microcomputadores, sensores e sistemas de rastreamento terrestres ou via satélite.

Muitos produtores jamais imaginaram que poderiam ter uma visão completa de toda a sua cadeia de valor em uma tela de dispositivo móvel. Hoje, isso é possível!

Benefícios

Ter uma visão precisa de toda a cadeia de valor possibilita grandes vantagens ao produtor rural. Aqui, a Agrotopus lista algumas formas de entender o verdadeiro impacto da digitalização de processos por meio de automação tecnológica.

Confira os principais benefícios da agricultura de precisão:

– o uso racional dos insumos;
– maior controle do ambiente produtivo, melhorando a qualidade de vida do homem do campo;
– maior produtividade e consequente rentabilidade a cada safra;
– visão global da propriedade para identificação e correção de falhas mais ampla;
– otimização de processos da plantação até o pós-venda;
– valorização no preço final do que é produzido;
– melhor aproveitamento do solo;
– maior controle de pragas e doenças.

Graças à agricultura de precisão e a ampliação da inteligência de dados no campo, o produtor rural consegue tomar decisões mais assertivas quanto à produtividade.

Tem alguma ideia sobre como a agricultura de precisão irá ajudar sua próxima safra? A Agrotopus tem!

Em breve, a gestão completa da fazenda vai ganhar unificação e certificação no ambiente digital. Aguarde!

Fale conosco: comercial@agrotopus.com.br.