Infraestrutura e tecnologia: como superar os desafios do estoque no agronegócio

A falta de estrutura de armazenagem é um desafio e ganha cada vez mais destaque em meio às ameaças que impactam negativamente os produtores rurais. No Brasil, é muito comum que diversas culturas enfrentem um déficit do sistema de armazenagem. Considerando esta demanda, a Agrotopus traz alguns pontos essenciais para se entender como se dão esses impactos e as formas de superar os desafios do estoque no agronegócio.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o déficit de armazenagem no país bateu a casa de 80 milhões de toneladas em 2018. A defasagem geou perda de mais de R$ 2 bilhões no ano passado.

Vamos debater a configuração desses desafios para os produtores brasileiros:

Infraestrutura

Especialistas em gestão rural consideram um estoque eficiente e com capacidade segura uma estrutura de silos e armazéns 20% maior que a produção.

A escassez de infraestrutura de armazenagem encontra dois grandes empecilhos. O alto investimento em construção de silos e armazéns e a distância entre o produtor e os armazéns terceiros.

As implicações dessa dinâmica são diversas. Por exemplo, a defasagem de espaço de estoque pode forçar o produtor rural a negociar sua produção durante a safra. Neste período de grande oferta os preços apresentam queda expressiva.

Conectar-se a cooperativas tem sido uma forma de superar este desafio, já que elas cobram valores mais acessíveis para estocar a produção.

Tecnologia

Os investimentos em equipamentos de estoque também são altos. Das demandas de movimentação da carga, como empilhadeiras, carrinhos, guinchos, esteiras, até a tecnologia de gestão do estoque, os custos acabam forçando o baixo investimento.

E por mais que alguns nichos de mercado já tenham aderido de forma massiva à indústria 4.0 e à dinâmica da automação e das tomadas de decisão baseadas em dados, o produtor rural ainda se encontra distante dessa realidade.

Diante desses desafios, a Agrotopus desenvolveu uma forma de transformar a estrutura e a tecnologia do estoque.

O Armazém Inteligente considera cada demanda de rastreabilidade e estocagem de diferentes culturas, em um processo ágil e automatizado de armazenamento. Como? Confira abaixo a infraestrutura do Armazém Inteligente, pensada especificamente para precisão e segurança dos lotes armazenados:

desafios do estoque no agronegócio

Além de uma estrutura estratégica, o Armazém Inteligente consegue superar a defasagem tecnológica que ainda coloca a gestão de estoque presa a planilhas pouco mensuráveis.

Com a solução da Agrotopus, todos os seus lotes processados ganham rastreabilidade. Qualquer movimentação de estoque é acompanhada de um dispositivo móvel, em tempo real.

desafios do estoque

Por isso, empresas que adotam controles tecnológicos de estoque são mais produtivas. Controles manuais e decisões tomadas sem precisão de acompanhar o estoque em tempo real são entraves para o desenvolvimento de qualquer negócio.

Quer entender melhor como o Armazém Inteligente pode elevar a produtividade e o Retorno de Investimento na sua produção? Entre em contato.